domingo, 18 de novembro de 2012

Cor

Dentro da subunidade Imagem, vamos abordar agora a Cor. Essencialmente vou tratar do conceito de cor, a forma como a cor é interpretada pelo cérebro humano, a importância dos modelos de cor, e por fim a distinção entre o modelo aditivo e o modelo subtrativo.


  • Conceito
A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, sendo interpretada pelo cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende depende do comprimento de onda.
Nota: A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor.


  • Forma como a cor é interpretada pelo cérebro humano
A cor é simplesmente um comprimento de onda de luz que é percecionado pelo olho humano. A luz é formada não só por ondas, mas também por partículas denominadas de fotões. A luz que chega aos nossos olhos é, na verdade, formada pela combinação de várias cores.
Os comprimentos de onda da luz visível variam entre os 400 e os 700 nanómetros.
Toda a luz refletida que chega aos nossos olhos é interpretada como cor. Na retina, milhares de células em forma de cone são excitadas quando atingidas por fotões, fazendo com que uma rede de neurónios transmita energia ao cérebro e  este, por sua vez,  interpreta a informação recebida.
Existem três tipos de células cone nos nossos olhos. Um tipo de células é mais excitada por fotões de cor vermelha, outro tipo é mais excitado por fotões de cor verde e outro por fotões de cor azul.
Quando todas as células são excitadas, percecionamos a cor branca, e se nenhuma sofre estimulação, veremos o preto.
É por isso que o padrão de cores usado no computador é chamado RGB, que representa as  cores Vermelha, Verde e Azul (Red Green, Blue).

A visão pode ser de dois tipos:

  • Visão escotópica
A  visão escotópica é produzida exclusivamente pelos bastonetes. Este tipo de visão é utilizado durante a noite ou em ambientes escuros. Como os cones não funcionam em condições de baixa luminosidade, neste tipo de visão não há perceção das cores.

  • Visão fotópica
Visão fotópica é o termo científico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade.
A luz que é projetada na retina é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue o vermelho (64%), outro o verde (32%), e o último distingue o azul (2%)


  • Importância dos modelos de cor
A finalidade de um modelo de cor é, basicamente, fornecer métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.
Um dos objetivos pretendidos na criação de modelos de cor está, precisamente, no facto de ter em conta  a natureza do olho humano, da luz e da cor.


  • Distinção entre o modelo aditivo e o modelo subtrativo
Modelo aditivo
Num modelo aditivo a ausência de luz corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Os monitores e televisores, utilizam o modelo aditivo (modelo RGB) para representar a cor.


Modelo subtrativo
Num modelo subtrativo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz.
A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos.
As impressoras e plotters utilizam modelos subtrativos para representar a cor (modelo CMYK)


Fontes:
Apontamentos disponibilizados na aula
http://pontov.com.br/site/opengl/182-cores
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=mi34CzTvA2JUqM:&imgrefurl=http://www.igeo.pt/gdr/tutorial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_escot%C3%B3pica
http://teoriadacorpedrocorreia.blogspot.pt/2011/12/visao-escotopica-e-visao-fotopica.html
http://aplinf.blogspot.pt/2007/11/viso-escotpica-viso-fotpica.html
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbo=d&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=jUcaWLLczOvoKM:&imgrefurl=http://teoriadacorinesrita
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=594&tbm=isch&tbnid=b0oYED_Nh5POBM:&imgrefurl=http://www.novacon.com.br/ba
http://api-margaridaramos.blogspot.pt/2010/02/modelos-de-cor-aditivo-e-subtractivo.html
http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=594&tbm=isch&tbnid=hQb0u2TOa95_rM:&imgrefurl=http://blogaindasemnome.blogspot.com

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Utilização do Sistema Multimédia - Imagem

Após a abordagem à primeira subunidade deste capítulo ( Texto), inicia-se agora uma nova subunidade - a Imagem.

  • Conceito 
Provém do latim imago, e significa a representação visual de um objeto.
O conceito engloba tanto a imagem adquirida como sendo gerada pelo ser humano, como por exemplo a criação artística, e também engloba o simples registo foto-mecânico, a pintura, o desenho, a gravura.
Mas hoje em dia, as imagens aparecem vinculadas a outros objetivos com diferentes fins, de exemplo temos os anúncios publicitários impressos em páginas de revistas, o cinema, a televisão, entre muitos outros.

A Imagem é o melhor meio para se passar uma mensagem, pois é clara, capaz de despertar sentimentos e transmitir  realidades.




  • Imagens digitais
Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir o seu armazenamento, tranferência, impressão ou reprodução, e o seu processamento por programas informáticos específicos.
A utilização de imagens digitais pode estar associado a muitos campos como: o ensino, a indústria (por exemplo a avaliação da coloração de fruta), o comércio, entre outros.



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Fontes escaladas - Arial

É uma família tipográfica sem serifa, ou seja, uma conjunto de fontes derivadas da fonte "padrão" Arial. Também pode designar uma fonte específica, a Arial Regular (normalmente não se utiliza o termo "regular" para uma fonte sem negrito, itálico, condensada ou expandida).

Fonte bitmapped - Courier

Courier é um tipo de letra serif monoespaçada  projetado para assemelhar-se à saída de uma greve na máquina de escrever. O tipo de letra foi projetado por Howard Kettler em 1955, e mais tarde foi redesenhado por Adrian Frutiger para a série Composer IBM Selectric de máquinas de escrever elétricas.
Embora o design da fonte Courier original foi encomendado pela IBM, a empresa optou deliberadamente pela não  exclusividade legal para o tipo de letra, tornando-se assim uma fonte padrão utilizado em toda a indústria de máquina de escrever.



Fontes Bitmapped e Escaladas

As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis, daí ao serem ampliadas, perderem qualidade. Estas são concebidas com uma resolução e um tamanho específico para uma determinada impressora, não podendo ser escaladas.







As fontes escaladas, ao contrário das fontes bitmapped, são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas.
Estas fontes contêm informações para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para apresentarem um aspeto de formas contínuas, tais como as fontes Type 1, True Type e Open Type. Uma importante característica é o facto de poder ser ampliada sem, contudo, perder qualidade.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Fontes com e sem serifa

A classificação dos tipos em serifa e não-serifa é considerado o principal sistema de diferenciação de letras.

  • As fontes sem serifas (Sans Serif) desevolveram-se em Inglaterra em meados de 1820. Não têm remates nas extremidades, entre os traços grossos e finos não existe contraste, não havendo ênfase, sendo que os vértices são retos e os traços uniformes.
         Ex: Helvetica



  • As fontes com serifa são os pequenos traços (acabamentos) que ocorrem nas extremidades das letras. É notória a transição grosso - fino dando assim ênfase ao conjunto de caracteres com serifa.
       Ex: Times New Roman






  • Para melhor se apreender as diferenças destas duas fontes, nada melhor que uma imagem comparativa!



Utilização de um sistema multimédia - Texto

Uma fonte ou tipo de letra pode ser entendido como um conjunto unificado (alfabéticos, numerais e marcas de pontuação), cujos desenhos e traçados distintivos partilham as mesmas características, exibindo propriedades visuais semelhantes e consistentes.
Ex: Times New Roman

Uma família tipográfica compreende o conjunto de todas as variantes de um tipo de letra, entendendo-se por variante a inclinação (redondo ou itálico), a espessura (fino, normal ou negrito) e a largura (comprimido, condensado ou estendido). Duas das famílias universalmente mais conhecidas são a Helvética (Arial) e a Times.