domingo, 18 de novembro de 2012

Cor

Dentro da subunidade Imagem, vamos abordar agora a Cor. Essencialmente vou tratar do conceito de cor, a forma como a cor é interpretada pelo cérebro humano, a importância dos modelos de cor, e por fim a distinção entre o modelo aditivo e o modelo subtrativo.


  • Conceito
A cor é uma sensação produzida pelos raios luminosos nos órgãos visuais, sendo interpretada pelo cérebro. Trata-se de um fenómeno físico-químico em que cada cor depende depende do comprimento de onda.
Nota: A cor branca é luz isenta de cor e o preto é a ausência de cor.


  • Forma como a cor é interpretada pelo cérebro humano
A cor é simplesmente um comprimento de onda de luz que é percecionado pelo olho humano. A luz é formada não só por ondas, mas também por partículas denominadas de fotões. A luz que chega aos nossos olhos é, na verdade, formada pela combinação de várias cores.
Os comprimentos de onda da luz visível variam entre os 400 e os 700 nanómetros.
Toda a luz refletida que chega aos nossos olhos é interpretada como cor. Na retina, milhares de células em forma de cone são excitadas quando atingidas por fotões, fazendo com que uma rede de neurónios transmita energia ao cérebro e  este, por sua vez,  interpreta a informação recebida.
Existem três tipos de células cone nos nossos olhos. Um tipo de células é mais excitada por fotões de cor vermelha, outro tipo é mais excitado por fotões de cor verde e outro por fotões de cor azul.
Quando todas as células são excitadas, percecionamos a cor branca, e se nenhuma sofre estimulação, veremos o preto.
É por isso que o padrão de cores usado no computador é chamado RGB, que representa as  cores Vermelha, Verde e Azul (Red Green, Blue).

A visão pode ser de dois tipos:

  • Visão escotópica
A  visão escotópica é produzida exclusivamente pelos bastonetes. Este tipo de visão é utilizado durante a noite ou em ambientes escuros. Como os cones não funcionam em condições de baixa luminosidade, neste tipo de visão não há perceção das cores.

  • Visão fotópica
Visão fotópica é o termo científico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano, durante o dia e em condições normais de luminosidade.
A luz que é projetada na retina é interpretada pelos cones. Em cada olho existem 5 milhões de cones distribuídos por três tipos, um distingue o vermelho (64%), outro o verde (32%), e o último distingue o azul (2%)


  • Importância dos modelos de cor
A finalidade de um modelo de cor é, basicamente, fornecer métodos que permitem especificar uma determinada cor, utilizando um sistema de coordenadas na qual a cor é representada por um ponto.
Um dos objetivos pretendidos na criação de modelos de cor está, precisamente, no facto de ter em conta  a natureza do olho humano, da luz e da cor.


  • Distinção entre o modelo aditivo e o modelo subtrativo
Modelo aditivo
Num modelo aditivo a ausência de luz corresponde à cor preta, enquanto que a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue) indicam a presença da luz ou a cor branca.
O modelo aditivo explica a mistura dos comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
Os monitores e televisores, utilizam o modelo aditivo (modelo RGB) para representar a cor.


Modelo subtrativo
Num modelo subtrativo, ao contrário do modelo aditivo, a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-os à luz.
A ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim todos refletidos.
As impressoras e plotters utilizam modelos subtrativos para representar a cor (modelo CMYK)


Fontes:
Apontamentos disponibilizados na aula
http://pontov.com.br/site/opengl/182-cores
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=mi34CzTvA2JUqM:&imgrefurl=http://www.igeo.pt/gdr/tutorial
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vis%C3%A3o_escot%C3%B3pica
http://teoriadacorpedrocorreia.blogspot.pt/2011/12/visao-escotopica-e-visao-fotopica.html
http://aplinf.blogspot.pt/2007/11/viso-escotpica-viso-fotpica.html
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&sa=N&tbo=d&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=jUcaWLLczOvoKM:&imgrefurl=http://teoriadacorinesrita
http://www.google.com/imgres?um=1&hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=594&tbm=isch&tbnid=b0oYED_Nh5POBM:&imgrefurl=http://www.novacon.com.br/ba
http://api-margaridaramos.blogspot.pt/2010/02/modelos-de-cor-aditivo-e-subtractivo.html
http://www.google.com/imgres?hl=pt-BR&tbo=d&biw=1280&bih=594&tbm=isch&tbnid=hQb0u2TOa95_rM:&imgrefurl=http://blogaindasemnome.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário