quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Modelos de cor

Existem vários modelos de cor, no campo da imagem digital e, estão adaptados aos dispositivos de saída

  • Modelo de  cor RGB (RED GREEN BLUE)
O modelo RGB, é um modelo aditivo que utiliza a combinação das três cores primárias: vermelho, verde e o azul. O sistema usado para a criação de cores no monitor baseia-se nas mesmas propriedades fundamentais da luz que ocorrem na natureza. Essa é a base do modelo de cores RGB.
Em termos técnicos, as cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.

Existem diversos modos de caracterizar a intensidade de cada uma das cores primárias que intervém na composição da cor resultante:
  • Decimal: valores compreendidos entre 0 e 1 (0 significa a ausência de cor e 1 significa a intensidade máxima da cor)
  • Inteiro: valores compreendidos entre 0 e 255.
  • Percentual: a intensidade de cada uma das cores primárias é classificada de 0% até 100%
  • Hexadecimal: a notação hexadecimal é utilizada em linguagem HTML e JavaScript e resulta de uma combinação de 3 códigos e dois dígitos
Aplicações do modelo

As aplicações deste modelo estão relacionadas com a emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e ecrãs de televisão. Como por exemplo, as cores emitidas pelo monitor de um computador têm em conta o facto e o olho e o cérebro humano interpretarem determinados comprimentos de onda de luz vermelha, verde e azul.

Quero também deixar uma nota dedicada à resolução e profundidade de uma imagem (assunto abordado na aula).
  • Resolução de uma imagem
É a quantidade de informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de pixéis por polegada.
A resolução determina o nivel de detalhe e os  requisitos de armazenamento da mesma.

  • Profundidade
Indica o número de bits usados para representar a cor de um pixél numa imagem. Este valor é definido por bits por pixél.


  • Modelo de cor CMYK
Sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
O modelo CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo facto de as cores que são vistas, terem uma parte de luz que não é absorvida.

Este modelo baseia-se na forma como a natureza cria as cores quando reflete parte do espetro de luz e absorve outros. Por isso, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície.

Aplicações do modelo

As aplicações CMYK é utilizado na impressão em papel. A impressão, utilizando este modelo assenta na sobreposição de camadas de tintas de ciano, magenta, amarelo e preto. Desta forma, as áreas em branco indicam inexistência de tinta, e as áreas escuras indicam concentração de tinta.
Utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objetos  absorvem certas cores e refletem.

  • Modelo de cor HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes Hue (tonalidade), Saturation (Saturação) e Value (Valor). Este modelo é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
 A seleção e obtenção de cores no modelo HSV é muito mais intuitiva do que nos modelos RGB e CMYK.
Características das três componentes:
  • Tonalidade  ou matiz (Hue): determina a cor ou a tonalidade (amarelo, vermelho, laranja, etc). Descreve o pigmento de uma cor e é medido em graus de 0 a 360. 

  • Saturação (Saturation): determina a profundidade ou "pureza" da cor, ou seja, a vivacidade que esta pode apresentar e é medida em percentagem (0 a 100) - quanto maior a percentagem, maior a vivaciade da cor.

  • Valor (Value): descreve a quantidade de branco que uma cor contém e é medido em percentagem de 0 a 100% - maior a percentagem, maior o brilho da cor.
Aplicações do modelo

Comumente usado em aplicações gráficas por causa da forma como as cores são emuladas, aproximando-se da forma como o ser humano perceciona a cor.

  • Modelo de cor YUV
Este é o modelo mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). Este, baseado na luminância, permite transmitir componentes de cor emmenos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.

Aplicações do modelo

É adequado às televisões a cores porque permite enviar a informação da cor separada da informação de luminância. Este modelo também é adequado para sinais de vídeo.

Fontes:
Apontamentos da aula
http://prezi.com/m89ji-zcxelf/modelo-hsv-caracterizacao-aplicacoes/
http://esagapib12ano.blogspot.pt/2010/04/ainda-sobre-teoria-da-cor-o-modelo-yuv.html
http://www.ic.uff.br/~aconci/MODELOHSV.html
http://www.ufrgs.br/engcart/PDASR/formcor.html#4
http://www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti/comput_graf06_Cores.pdf
https://sites.google.com/site/esagapib12/os-modelos-da-cor

Sem comentários:

Enviar um comentário