quarta-feira, 10 de abril de 2013

Introdução a um novo conteúdo didático

Fizemos hoje uma pequena introdução à programação. Abordámos aspetos genéricos sobre linguagens de programação e tomámos conhecimento do ambiente de programação do Visual Basic, programa que nos irá ocupar as próximas aulas.

E nada melhor que uma ficha para assimilar os conteúdos dados na aula!

Ficha 1:
1- Hoje em dia, a noção de programação está associada à programação em informática. Este é o processo pelo qual um programador escreve, numa linguagem de programação, o código-fonte de um software. Este código indicará ao programa informático o que tem de fazer e de que forma.
Uma linguagem de programação é um método padronizado para comunicar instruções para um computador.
Como sistema de escrita, uma linguagem de programação pode ser composto por:
  • uma terminologia: conjunto de palavras ou sinais que assumem significados específicos para o processador;
  • um conjunto de regras de sintaxe:definem qual o sentido correto de utilizar os termos da linguagem para assim formular instruções válidas para a máquina.
2- As linguagens da programação podem se dividir em:

  • Linguagens de baixo nível: estão diretamente relacionadas com a arquitetura do computador.
  • Linguagens de alto nível: com um nível de abstração relativamente elevado, longe do código de máquina e mais próximo da linguagem humana.
Linguagens de máquina: é a linguagem de mais baixo nível de entendimento pelo ser humano e a única, na verdade, entendida pelo processador. É constituída inteiramente por números, o que torna praticamente impossível entendê-la diretamente.

Linguagens Assembly: é a linguagem de nível imediatamente acima de linguagem de máquina.
Permite que o programador utilize nomes e símbolos em vez de números.

3- Um algoritmo é uma sequência de passos a ser executada para se chegar a um objeto, ou seja, encontrar a solução a um problema proposto.
Um programa é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito numa linguagem de programação, que contém a forma executável deste.


Sem comentários:

Enviar um comentário