quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Postura e Ergonomia aplicada à Informática

Para a quase totalidade dos utilizadores de informática, a utilização do computador como ferramenta de trabalho significa estar grandes períodos de tempo em frente a um P.C. Mas poucos, têm conhecimento de que uma cadeira inadequada, um monitor com luminescência além do limite aconselhável, ou mesmo a falta de um apoio para a mão na utilização do rato ou do teclado podem ser sinónimo de desconforto e até mesmo de problemas físicos.

Diversos problemas podem surgir quando não são usados ferramentas adequadas às características de cada pessoa. Existem vários itens que devem ser ajustados a cada pessoa:

  • Cadeira: deve ter um encosto alto, com apoio para os braços, da mesma altura do teclado. Precisa de  estar posicionado exatamente na curvatura lombar, fazendo com que a coluna se mantenha apoiada.

  • Mesa: Deve ter regulagem independente de altura para monitor e teclado. Deve medir aproximadamente 75cm de altura, mas o teclado tem de estar a 68cm, na altura do cotovelo.

  • Monitor: A parte superior deve estar a altura dos olhos, a uma distância mínima de um braço, de modo a manter a cabeça na posição vertical.

  • Teclado e rato: Quando usar o rato, movimente o braço inteiro, e não somente o punho. Deve-se sempre procurar manter um apoio para o braço e para os punhos.

                                                                                   Erros frequentes de má postura












        
              Postura e técnicas corretas

Sem comentários:

Enviar um comentário